O Outubro Rosa é um movimento mundial que promove a conscientização sobre o câncer de mama.

  • Cerca de 80% dos casos de câncer de mama são descobertos por meio do autoexame

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) as próprias mulheres descobrem, na maior parte das vezes, os tumores nas mamas.

 

Isso só é possível graças ao autoexame — a prática de tocar e observar a região pelo menos uma vez por mês em busca de qualquer alteração. Os sinais mais comuns de que algo não vai bem são os nódulos, pequenos caroços que podem surgir nos seios, nas axilas ou no pescoço.

 

  • Mulheres jovens não estão livres da doença

Embora a maioria dos casos de câncer de mama ocorra em pessoas com mais de 50 anos, mulheres de todas as faixas etárias precisam ficar atentas.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7% dos casos se manifestam em pessoas com menos de 20 anos. Por isso, é fundamental que todas façam o autoexame regularmente!

 

  • Homens também podem desenvolver câncer de mama

Tumores na mama são 100 vezes mais comuns em mulheres do que em homens, segundo a Sociedade Americana do Câncer.  No entanto, pode acontecer mesmo assim.

 

Por isso, independentemente do sexo, todos precisam estar atentos a alterações nas mamas e procurar ajuda profissional caso percebam algo diferente. No caso dos homens, a especialidade médica que cuida da doença é a mastologia.

 

  • A mamografia é a chave para salvar vidas

O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade. O teste dura menos de 20 minutos e pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

É importante realizar a mamografia porque, por meio dela, é possível detectar nódulos muito pequenos, que ainda não são sentidos com o autoexame. Assim, a paciente pode iniciar o tratamento muito mais rápido e aumentar suas chances de recuperação.

 

De acordo com o INCA, quando o câncer de mama é descoberto no início, as possibilidades de cura chegam a 95%.

 

Fonte: Sinttrol