A insônia é um problema que pode incapacitar a qualquer trabalhador. Afinal, perder a concentração por conta da falta de sono, pode causar acidentes graves.

O assunto é tão sério que há casos em que a dificuldade em pegar no sono pode dar direito ao afastamento do trabalho. Em 2017, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu 123 auxílios-doença relacionados a esse tipo de distúrbio.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, conhecer a possibilidade é importante porque muitos trabalhadores sofrem com a insônia a ponto de não conseguirem realizar suas atividades diárias e colocarem sua segurança em risco.

“Não dormir o suficiente interfere na concentração e na saúde emocional, além de favorecer o aparecimento de doenças graves no longo prazo. É um problema que deve ser levado a sério. Caso o trabalhador perceba que está sendo atrapalhado pela insônia e precise de apoio para solicitar o afastamento, deve procurar o sindicato o mais rápido possível”, explica Agisberto.

O que fazer caso a insônia esteja prejudicando sua rotina?

O primeiro passo é procurar ajuda médica o mais rápido possível. Lembre-se de que filiados ao Sindeesmat podem buscar pelo auxílio do sindicato.

O médico irá avaliar a possível causa da falta de sono — que pode envolver desde hábitos alimentares até transtornos como depressão e ansiedade — e recomendar o tratamento mais indicado.

Fonte: Sindeesmat