Projeto-piloto já foi testado. Novos materiais e medidas de redução de calor e melhoria do conforto térmico serão implantados em toda a cidade.

A partir do ano que vem as estações-tubo de Curitiba serão adaptadas para buscar garantir mais conforto térmico. Novos materiais e medidas de redução de calor e melhoria do conforto térmico serão implantados em toda a cidade. Os materiais foram testados pela Urbs em outubro do ano passado.

Segundo a prefeitura de Curitiba, o projeto-piloto mostrou uma melhora da sensação térmica de 32%, redução de 99% na incidência raios UV e de 40% de raios infravermelhos.

Os testes foram realizados na Estação Araucária, que fica na Rua Desembargador Westphalen, na Praça Rui Barbosa. A estação-tubo fica entre duas outras, o que permitiu a comparação de resultados.

Para proteger o cobrador da incidência solar, os vidros do posto de trabalho receberam vidro KNT e uma proteção extra com uma pintura pontilhada (serigrafia), voltada a proteger sem tirar totalmente a transparência do vidro. Nesta estação também foram instalados ventiladores elétricos para melhorar a renovação do ar no interior das estações.

O projeto executivo para a implantação do novo sistema já está sendo elaborado e a licitação das obras deve ser realizada em 2016.

Fonte: Gazeta do Povo