A projeção de materiais, o calor em excesso, a poeira, a inalação de fumaças e os ruídos constantes podem causar prejuízos à saúde do trabalhador. Por isso, Equipamentos de Segurança Individual (EPI) são indispensáveis para quem atua na área de soldagem.

Os principais EPIs para o soldador são os aventais raspa, máscaras de solda com lentes na tonalidade correta, blusão de soldador, mangote de raspa, botas de proteção com solado isolante, luvas de vaqueta ou de raspa, perneiras, touca de soldador, máscara para fumos de solda, óculos de proteção e protetores auriculares.

Os equipamentos devem ser disponibilizados pela empresa e o trabalhador precisa mantê-los sempre em bom estado de conservação. Isso evita infecções e outras doenças causadas por insalubridade.

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) também são obrigatórios em ambientes de solda. É necessário ter sempre por perto extintores de incêndio e cortinas inactínicas, além da presença de um sistema de extração de gases.

Caso o ambiente de trabalho seja aberto, a situação já é amenizada. Porém, se for fechado, é necessário um sistema de exaustão que considere a velocidade de captura, a vazão de extração e a perda de carga nos dutos. A instalação desse sistema deve sempre ser feito por um profissional especializado.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o trabalhador deve ter sempre o EPI correto para proteger sua saúde. “Caso a empresa não forneça equipamentos de qualidade e adequados, os trabalhadores devem procurar o sindicato e exigir que esse direito seja cumprido”, afirma.

Fonte: Sindeesmat