O desrespeito de outros veículos, a falta de sinalização nas vias públicas e os problemas de planejamento urbano – não são poucos os motivos para que motociclistas tenham medo de sofrer quedas e acidentes.

Por isso, o Instituto São Cristóvão separou quatro dicas simples, mas indispensáveis, para pilotar sua moto com mais segurança. Confira e compartilhe!

Equipamentos de segurança são essenciais

Os equipamentos de segurança são elementos indispensáveis para a segurança do motociclista.

O que recebe mais atenção é o capacete, um apetrecho importante que precisa ser devidamente certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Mas, além disso, também é fundamental ao piloto utilizar sapatos de material resistente e jaqueta, calças e luvas adequadas para pilotar – de preferência impermeáveis ou em couro.

Outros equipamentos que podem evitar lesões graves são a proteção para pernas, conhecida como mata-cachorro, e a antena anti-cerol, que previne acidentes com linhas de pipas.

Para o presidente do Instituto São Cristóvão, João Batista da Silva, é importante ressaltar que empresas são obrigadas a fornecer condições básicas de segurança para motociclistas profissionais. “Caso o condutor esteja em risco durante sua jornada de trabalho, o empregador pode ter que pagar multa e indenização trabalhista”, comenta.

Mantenha a manutenção em dia

A moto precisa passar por revisões frequentes. Leve sua companheira ao mecânico para fazer uma manutenção preventiva pelo menos uma vez por semestre. Além disso, não deixe de conferir por conta própria algumas condições básicas como cabo da embreagem, calibragem dos pneus e regulagem do freio.

Atenção ao que está à sua volta!

Manter a concentração é um grande passo para prevenir acidentes e colisões. Preste atenção à sinalização e a trechos críticos, como cruzamentos e curvas fechadas. Tenha cuidado com ultrapassagens, principalmente se envolverem veículos grandes. Ônibus e caminhões têm pontos cegos e, muitas vezes, é impossível para os motoristas enxergarem veículos menores, como as motos.

Lembre-se de tomar cuidado com pedestres, principalmente em espaços urbanos, onde quem circula a pé tem preferência.

Cuidado dobrado durante a noite

E por falar em pontos cegos, ser visto durante a noite pode ser um desafio ainda maior. Em locais com baixa visibilidade, reduza a velocidade e procure usar jaquetas com adesivos refletivos. Nas cidades, prefira sempre roupas claras. Sinalize cada manobra ou movimentação – assim, os riscos de se envolver em uma colisão noturna caem drasticamente!

Fonte: Instituto São Cristóvão