O ambiente limpo do local de trabalho muitas vezes não transparece quem são os verdadeiros responsáveis pela limpeza desses locais. No entanto, para que o chão, a janela e os demais itens permaneçam limpos, é necessário um cuidado especial da equipe de faxina, que varre, tira pó, passa pano, esfrega e higieniza.

O trabalho desses profissionais é muito importante para garantir o bem-estar de todos durante a jornada de trabalho, contudo eles também precisam estar atentos aos riscos que a atividade oferece.

Durante a limpeza, o ar que o trabalhador respira pode ficar contaminado por causa dos produtos utilizados e, ainda, da poeira levantada. Os problemas respiratórios, como rinite alérgica e até mesmo asma, podem aparecer em razão do contato diário com a poeira.

Diante dessa situação, os trabalhadores estão submetidos aos riscos físicos, químicos e biológicos. Por isso, os empregadores precisam capacitar e treinar a equipe, a fim de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Vale ressaltar que a empresa em que você trabalha é a responsável pela qualidade do ar do local. Logo, ela deve oferecer condições adequadas para que o ambiente seja saudável e seguro e, consequentemente, ela precisa seguir algumas regras para evitar acidentes. Por exemplo:

– Informar os funcionários sobre os riscos e as medidas preventivas adotadas;

– Substituir os produtos perigosos por outros não perigosos;

– Adotar medidas de proteção coletiva antes das medidas de proteção individual.

O presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck, esclarece que as empresas necessitam de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que é um grupo responsável por conscientizar os trabalhadores sobre as medidas preventivas e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“A CIPA é muito importante para a segurança e conscientização dos trabalhadores. Além de sanar as dúvidas sobre os perigos escondidos na atividade do profissional da limpeza, o cipeiro apresentará programas que os auxiliará a se prevenirem dos mais variados acidentes”, orienta.

Fonte: Fetropar