No dia 25 de abril, a Fetropar se reuniu mais uma vez com seus sindicatos filiados para discutir questões do interesse dos rodoviários de todo o estado.

O encontro discutiu a necessidade de mobilização para defender a manutenção das entidades sindicais e a luta por direitos da classe trabalhadora, especialmente diante da ameaça da Medida Provisória (MP) 873, criada para dificultar ao máximo arrecadação da contribuição sindical e cassar a autonomia dos trabalhadores quanto às decisões sobre o financiamento das entidades tomadas em assembleia.

Em vigor desde o dia 1º de março e prorrogada pelo Congresso Nacional em 18 de abril, a MP desafia o artigo 8º da Constituição Federal de 1988, que valida as contribuições responsáveis por financiar a representação da classe trabalhadora.

O texto é mais uma tentativa acabar com os sindicatos, para que o trabalhador brasileiro fique desprotegido e mais fragilizado diante dos abusos dos empresários.

A votação final sobre a validade da MP está prevista para acontecer no STF, talvez no fim de maio. A reunião da Federação decidiu aprofundar a discussão sobre a mobilização quando a data final da análise for definida.

“A pressão dos sindicatos será indispensável para o futuro dos direitos do trabalhador. Essa Medida Provisória representa a intenção do Governo Federal de acabar com as entidades que conquistam aumentos salariais, benefícios, auxílios e condições adequadas de trabalho para suas respectivas categorias. É um perigo muito grave que merece a atenção total de todos que lutam por direitos”, afirmou o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

Eleições em pauta

O processo eleitoral da Fetropar também foi tema de debate entre os sindicatos que participaram da reunião.

As eleições para a próxima gestão da Federação estão previstas para a segunda quinzena de junho.

Além dos nomes que irão compor a nova diretoria, a votação também irá decidir os integrantes do Conselho Fiscal e os Delegados Representantes de cada entidade.

Fonte: Fetropar