A redução de acidentes de trabalho é um dos grandes desafios do mundo do trabalho. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontaram 2.797 acidentes de trabalho fatais em 2013 no Brasil. O mesmo relatório destacou a estimativa de que 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo devido a acidentes de trabalho.

Existem vários motivos que ocasionam esses acidentes. Os principais são a não utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), falhas da empresa ao instruir o trabalhador e a falta de conhecimento e informações sobre segurança no trabalho.

O grande número de ferramentas e equipamentos utilizados dentro de uma oficina, além da movimentação constante de veículos, podem resultar em sérios acidentes.

A prevenção é a melhor forma de minimizar os acidentes de trabalho. As empresas devem, além de fornecer os EPIs, ensinar os trabalhadores qual a forma correta de utilização desses equipamentos. Além disso, é necessário que todos os funcionários recebam treinamentos e conheçam os riscos do seu ambiente de trabalho.

Mesmo sabendo da importância dos EPIs, muitos trabalhadores não recebem os materiais. Em oficinas, o uso desses equipamentos é essencial para garantir a segurança de cada um. Nesse ambiente, os principais EPIs utilizados são óculos de proteção, protetor auricular, luvas e calçados de segurança, mangas, protetor facial, avental e respirador.

O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, alerta os trabalhadores para a necessidade de trabalharem em um ambiente seguro e saudável. “Ninguém deve ser obrigado a trabalhar em locais sem as condições necessárias de segurança”, afirma. Nesses casos, os trabalhadores devem buscar o auxílio do Sindicato.

Fonte: Sindeesmat