Sempre com o pé no acelerador e a cabeça no destino final, os motoristas de caminhão muitas vezes acabam colocando a rotina de trabalho antes da saúde. A qualidade de vida da categoria é uma das grandes preocupações do Sinttrol. Por isso, o sindicato preparou algumas dicas simples para garantir o bem-estar dos motoristas.

Salve esta postagem, releia sempre que possível e compartilhe com os colegas de estrada. A vida é sua carga mais preciosa.

Alongamentos

Quando se trabalha na estrada, não tem jeito — o ofício exige que os motoristas passem longos períodos sentados. O problema é que vários estudos realizados ao redor do mundo concluíram que passar muito tempo sem levantar pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças sérias, como infarto, osteoporose, hipertensão e até mesmo alguns tipos de câncer.

Por isso, é muito importante programar algumas paradas estratégicas sempre que possível e aproveitá-las para alongar os músculos e dar pequenas caminhadas. A prática irá relaxar o corpo e melhorar a circulação sanguínea.

Para quem fica muito tempo sentado, é fundamental fazer alongamentos que trabalhem a região superior das costas e o peitoral. Esses exercícios específicos previnem dores musculares.

Postura

Falando em dores musculares, a postura do motorista enquanto dirige é importante para evitar incômodos passageiros e até doenças ocupacionais, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e tenossinovite — uma inflamação nos tendões que, em estágios avançados, pode se tornar incapacitante.

Alguns ajustes básicos podem ajudar nesse sentido. A posição correta para os motoristas é sempre o corpo totalmente encostado no banco, com os pés no chão todas as vezes em que os pedais não estiverem sendo utilizados. Também é importante regular a altura do assento de forma que não seja preciso esticar o pescoço para enxergar os espelhos retrovisores.

Alguns modelos de caminhão já oferecem a opção de ajustar a inclinação do volante. Use e abuse dos recursos técnicos que podem garantir mais conforto.

Sono e descanso

A lei nº13.103/2015, popularmente conhecida como Lei do Caminhoneiro, prevê o descanso mínimo de 11 horas a cada dia trabalhado. O texto também determina que viagens longas, com mais de uma semana de duração, dão direito a um dia de folga.

Seguir as determinações da legislação é fundamental para a saúde do próprio motorista. Dormir menos de 8 horas por noite pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, disfunções intestinais e degenerações cerebrais a longo prazo.

O presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, lembra que a falta de sono também pode causar acidentes graves. “O tempo de descanso serve para que os motoristas não tenham problemas como fadiga, cansaço e falta de concentração, que são agentes causadores de fatalidades nas rodovias. É assunto sério”, pontua.

Alimentação

Na correria da estrada, é comum que refeições completas e equilibradas sejam trocadas por lanches rápidos. No entanto, é preciso se esforçar para comer adequadamente, preferindo pratos feitos caprichados ao invés de frituras e sanduíches. Além de fazer mal para a saúde, a má alimentação também prejudica a concentração ao volante, podendo provocar acidentes graves.

Motoristas também precisam estar atentos à procedência dos alimentos. Verifique sempre as condições de higiene dos restaurantes e lanchonetes em que fizer paradas para se alimentar.

Kit de primeiros socorros

Um item indispensável na mala de qualquer rodoviário é o kit de primeiros socorros, devidamente preparado para acidentes mais leves. Vale investir em itens básicos como soro fisiológico; solução antisséptica; gaze esterilizada; algodão; termômetro; curativos e esparadrapos; pomadas para queimadura; luvas; e tesoura sem ponta.

Medicamentos

Por mais inofensivos que pareçam, remédios são substâncias químicas que sempre oferecem riscos de algum efeito colateral. O uso de alguns medicamentos pode ter consequências que prejudiquem a saúde do motorista e até mesmo causem acidentes.

Fique atento às bulas de antigripais, analgésicos e antialérgicos, que podem causar sonolência excessiva e perda de concentração. Já os rebites — que atendem pelo nome clínico de anfetaminas — comumente usados como estimulantes para que os trabalhadores aguentem trabalhar algumas horas a mais do que o ideal, não devem ser ingeridos em hipótese alguma. Seu uso pode causar crises de ansiedade, ataques epiléticos, alucinações, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Por isso, é muito importante não se automedicar e sempre consultar um médico quando apresentar algum sintoma diferente.

Check-up

Motoristas filiados ao Sinttrol têm direito a atendimento médico em vários consultórios de Londrina e região. Para conferir a lista completa de clínicas conveniadas e saber como usufruir do benefício, clique aqui.

Fonte: Sinttrol