Na tarde de ontem (24), diretores do Sindeesmat acompanharam a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na Viação Cidade Sorriso, em Curitiba. A CIPA tem o objetivo de contribuir com a prevenção de acidentes de trabalho nas empresas, apontando as medidas que devem ser adotadas no dia a dia.

De acordo com Charles Elianter Weiler, técnico de segurança do trabalho da Viação Cidade Sorriso, o processo eleitoral da CIPA é importante para que os trabalhadores possam indicar seus representantes, que irão avaliar os índices de acidentes e indicar procedimentos e mudanças que as empresas devem adotar para reduzir os riscos.

“Os cipeiros têm um papel fundamental nas empresas, que é aumentar a segurança nas atividades exercidas pelos funcionários. Além da prevenção de acidentes, também abordamos a questão das doenças ocupacionais, que podem ser evitadas por meio do estudo do ambiente de trabalho e da adoção de rotinas mais adequadas na empresa”, lembrou Charles.

Segundo o diretor do Sindeesmat Ademar de Souza, o sindicato sempre acompanha as eleições da CIPA para conhecer a equipe que fará parte da Comissão, porque esse é um suporte importante na base para a atuação sindical. “É importante saber quem está participando das atividades de prevenção de acidentes nas empresas, porque os cipeiros também são responsáveis por fiscalizar as condições de trabalho e o diálogo com o sindicato pode ser enriquecedor”, afirmou.

Fonte: Sindeesmat