Sindeesmat não fica de fora: veja como foi a participação na SIPAT da Viação Tamandaré

Início/Notícias Sindicatos Filiados/Sindeesmat não fica de fora: veja como foi a participação na SIPAT da Viação Tamandaré

Sindeesmat não fica de fora: veja como foi a participação na SIPAT da Viação Tamandaré

No dia a dia, o trabalhador quase não tem tempo para receber orientações minuciosas sobre segurança no trabalho. Para remediar essa situação, existem as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (SIPATs), que acontecem anualmente nas empresas.

Na quinta-feira (4), o Sindeesmat marcou presença na SIPAT da Viação Tamandaré e contribuiu com a doação de brindes para o sorteio que é feito, geralmente, no último dia do evento.

Durante a SIPAT, os trabalhadores recebem instrução para a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), participam de palestras e exposições, além dos jogos de confraternização.

O mecânico Emerson Max da Silva destacou que o evento traz diversos benefícios, apesar de, muitas vezes, ser difícil conciliar o horário de trabalho com as atividades programadas.

“Você recebe orientações para trabalhar se protegendo, com o uso dos EPIs regulares, por exemplo. Isso é muito importante. Essas informações são sempre repassadas pelos técnicos de segurança e eles sempre nos orientam sobre a manutenção”, explicou.

Conforme esclarecimento do técnico de segurança do trabalho e coordenador da SIPAT, Marcos Cardoso de Oliveira, o evento foi programado de modo que pudesse atender tanto às necessidades dos trabalhadores externos quanto às dos internos.

2Ele conta, também, que três exposições fizeram parte da programação. Uma sobre o mosquito Aedes Aegypti, outra sobre animais empalhados e a última sobre EPIs. Segundo o técnico, é mais fácil transmitir a informação na forma de exposição, pois o trabalhador pode fazer uma pequena pausa nas atividades normais. O que não acontece, geralmente, com as palestras de longa duração.

“Têm muitos trabalhadores que não fazem nem ideia de da importância dos EPIs na empresa, como o uso de luvas, capacetes, máscaras, dentre outros. Então, colocamos a exposição dentro de um ônibus, de forma que todo mundo pudesse ver, pudesse tocar e pudesse sentir. Em caso de dúvidas, a gente explicava. O trabalhador chegava, olhava, participava. Depois continuava o seu trabalho e, mesmo assim, estava na SIPAT”, contou o técnico.

Outras atividades

visita 1A auxiliar de tráfego Ana Paula Gomes Pacheco destacou que a SIPAT serve como forma de conscientização. Se o empregado não consegue ir atrás das informações, elas vão até o empregado.

“O mais importante, que eu achei, foram as palestras sobre acidentes, porque as pessoas estão muito imprudentes, muito estressadas no trânsito. Acho que isso foi fundamental para todos nós”, afirmou.

Além das palestras, os funcionários também participam dos torneios de ping-pong e de truco. De acordo com uma das voluntariadas da SIPAT e associada do Sindeesmat Luciane Soares, a SIPAT é, além de um evento voltado à segurança, uma confraternização, mas também entre os trabalhadores.

Para a primeira secretária do Sindeesmat, Márcia Cristina Marques Nunes, é fundamental que o Sindicato acompanhe a SIPAT, pois isso mostra que o Sindicato reconhece a importância do evento como forma de promover a saúde e a segurança do trabalhador.

Fonte: Sindeesmat

 

Por |2020-05-26T20:23:01-03:0008/08/2016|Notícias Sindicatos Filiados|0 Comentários