O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol) já está se preparando para as negociações coletivas de 2017.

Ontem (16), o Sindicato se reuniu com o setor patronal e com os representantes das empresas Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e Londrina Sul Transporte Coletivo Ltda. (Londrisul) para negociar as questões relacionadas à Convenção e ao Acordo Coletiva de Trabalho (CCT/ACT).

A data-base da categoria ocorre em 1º de janeiro.

Antes de dar início às questões específicas do encontro, o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, solicitou informações a respeito dos empregados “madrugueiros”, por causa da dúvida de muitos trabalhadores em saber se esse serviço seria extinto ou não.

Outro ponto questionado pelo presidente, diz respeito aos pontos da pauta de reivindicações, encaminhadas previamente aos representantes dos empregadores.

Mudanças nos horários das escalas de trabalho, intervalos fracionados, implantação do ponto eletrônico nas garagens e nos terminais foram outros assuntos discutidos pelo Sinttrol.

O Sindicato patronal ficou de estabelecer uma contraproposta frente às reivindicações dos trabalhadores. A nova rodada de negociações está agendada para 22 de novembro.

Assembleias

Os dias 16, 17 e 18 de novembro estão reservados para as assembleias realizadas por todos os sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Paraná (Fetropar). Nessas datas, os trabalhadores estão discutindo o rol de reivindicações, os poderes de negociação, as contribuições sindicais e a autorização para a instauração de dissídio, caso seja necessário. O Sinttrol está participando.

Por meio do voto nas urnas itinerantes – que irão percorrer os principais locais de trabalho –, os empregados irão manifestar suas opiniões. Com a participação dos trabalhadores, os sindicatos poderão discutir sobre os principais problemas que a categoria enfrenta e decidir a melhor forma de resolvê-los.

Fonte: Sinttrol