Há um profissional que guia os passageiros diariamente. São eles os motoristas de transportes coletivos urbanos, metropolitanos e rurais. Diariamente, esses profissionais convivem com diversos problemas relacionados às condições de trabalho e ao desrespeito à profissão.

As jornadas de trabalho, muitas vezes, são longas e resultam em noites mal-dormidas. Consequentemente, esse trabalhador sofrerá distúrbios de sono. Os hábitos alimentares também costumam ser inadequados. Além disso, eles também sofrem com a violência urbana, pois os assaltos a ônibus são recorrentes.

No meio de todo esse turbilhão de problemas, como garantir que o trabalhador tenha seus direitos respeitados e consiga trabalhar com condições adequadas? Em primeiro lugar, é preciso entender que o trabalhador, sozinho, possui capacidade limitada de atuação. Agir coletivamente é um dos fatores que contribuem para que a categoria se sinta fortalecida.

A melhoria das condições de trabalho desses profissionais perpassa pela elaboração de propostas, e, consequentes implementações. Por isso, é importante que o trabalhador conte com o apoio do Sindicato. É o que destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva.

“Com a atuação do Sindicato, por exemplo, é possível haver melhorias nas condições de trabalho por meio das negociações coletivas. Com isso, o profissional se sente representado pela categoria e pode, assim, usufruir de seus direitos”, afirma.

Fonte: Sinttrol