IMG_9312 (1024x683)Em 20 de novembro aconteceu o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da empresa Transporte Coletivo Glória, em Curitiba. O Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) marcou presença no evento e prestigiou o momento junto aos trabalhadores.

A tarde finalizou uma semana repleta de palestras e cursos que foram oferecidos aos trabalhadores e seus familiares. Os assuntos tratados durante a Semana eram relacionados não apenas ao ambiente de trabalho, mas sim àquilo que pode influenciar as condições do trabalhador ao desempenhar as suas funções. Os assuntos trabalhados durante a Sipat foram segurança do trabalho, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), estresse e gerenciamento do orçamento doméstico.

Segundo o latoeiro e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Jaime Canedo da Silva, todas as atividades desenvolvidas são voltadas à prevenção de acidentes de trabalho, e ele ainda avaliou positivamente os resultados da Sipat. “Ver uma situação de trabalho melhorada que pode evitar um acidente – isso é uma satisfação“, afirmou.

A organização da Sipat é realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e os Cipeiros.

Auzira Tavares, técnica em Segurança do Trabalho, acredita na importância da Semana. “O trabalhador que sofreu algum acidente por não estar usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI) se conscientiza depois sobre a importância do uso”, apontou.

O Sindeesmat apoia a realização da Sipat e reconhece a importância do evento para a segurança e saúde do trabalhador.

Fonte: Sindeesmat