Cuidar da saúde é para todos. No entanto, nem todas as pessoas têm acesso às informações necessárias para se prevenir. Com o intuito de trazer esclarecimentos para os trabalhadores, o Sindeesmat visitou a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da empresa Auto Viação Redentor, em 8 de novembro.

Para alertar os trabalhadores, foram realizadas palestras sobre câncer de mama, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e câncer de próstata. Os funcionários também receberam informações sobre ginástica laboral e puderam realizar alguns exames, como de glicemia e de hepatite B.

Conforme explicou o técnico de segurança do trabalho Dirceu Antônio Salvo, para essa SIPAT, a intenção foi reunir as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul no mesmo evento. “Fomos mais além e tratamos de outras doenças, principalmente as relacionadas à saúde do homem”, contou.

Até o final de 2016, a previsão é de que sejam contabilizados 58 mil casos de câncer de próstata no Brasil e 20 mil óbitos. Já com relação ao câncer de mama, serão 56 mil diagnósticos, com previsão de cerca de oito mil óbitos.

O médico Paulo Finger, que palestrou durante a SIPAT – e já passou por um câncer de próstata –, relatou que a ideia é alertar os homens e as mulheres sobre os exames preventivos, pois a saúde é um bem que não tem preço. Com relação a essas doenças, a parte mais complicada, conforme argumentou o médico, diz respeito ao psicológico dos pacientes.

“A luta nossa é fazer o pessoal se prevenir. É tentar cuidar da pessoa e promover ações que visem a prevenção de qualquer tipo de doença”, considerou.

O latoeiro Emerson Elias Silveira classificou a SIPAT como satisfatória. “Essa é uma oportunidade que os trabalhadores possuem para aprender sobre os cuidados com a saúde”, relatou.

Já o manobrista Rodolfo Andrietti comentou que é sempre debatido, durante as SIPATs, a importância do uso dos equipamentos de segurança.

“O maior patrimônio do ser humano é a saúde. Por isso, todo ano eu faço um check-up para avaliar as condições de saúde”, contou.

Fonte: Sindeesmat