Quem trabalha em oficinas mecânicas encara inúmeros riscos todos os dias. Durante a manutenção de veículos, o uso de substâncias tóxicas, soluções de baterias e gases de petróleo traz grandes perigos para os trabalhadores.

Porém, medidas preventivas implantadas no local de trabalho podem reduzir os acidentes nas oficinas. A principal atitude de prevenção é a utilização adequada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).

De acordo com o presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck, além de fornecer os EPIs, as empresas precisam mostrar aos trabalhadores como fazer a utilização correta desses equipamentos. “Não basta disponibilizar EPIs: sem conhecimento, os empregados continuam expostos a riscos. O empregador deve conscientizá-los sobre a importância de usar os equipamentos, quando usá-los e como fazer a manutenção deles. São atitudes simples, mas que podem salvar vidas”, afirma.

Conheça os EPIs

Para evitar o contato direto do trabalhador com substâncias tóxicas, o uso de óculos e luvas de segurança, aventais impermeáveis e cremes de proteção é essencial para proteger a saúde e o bem-estar do trabalhador. Ao realizar atividades de soldagem, ele deve utilizar máscaras com lentes de proteção contra radiação ultravioleta.

Já a utilização de protetores auriculares protege a audição do empregado, uma vez que o excesso de ruído é frequente nas oficinas. Caso seja preciso retirá-los para regular o motor dos veículos, esse procedimento deve ser repetido no máximo duas vezes por dia.

Para proteger os pés de substâncias ou até mesmo objetos e peças que eventualmente caiam no chão e possam provocar ferimentos, os trabalhadores devem utilizar as botinas de segurança. Para cuidar das mãos, deve ser usada uma pasta desengraxante à base de produtos naturais toda vez que o funcionário higienizar as mãos.

Medidas de Proteção Coletiva

O ambiente da oficina deve ter um sistema de iluminação e de exaustão adequado a fim de garantir a segurança de todos os que utilizam o espaço. A oficina também deve ter placas indicativas de que é proibido fumar.

É necessário que as embalagens que contenham solventes e substâncias inflamáveis sejam claramente indicadas por rótulos, além de estarem afastadas das atividades da oficina. Qualquer faísca ou descarga elétrica próxima desses agentes químicos pode provocar incêndios e até mesmo explosões.

Em casos onde tais determinações não sejam cumpridas, o sindicato deve ser notificado para que as devidas providências sejam tomadas.

Fonte: Fetropar