Para descobrir as principais características dos motoristas de ônibus urbanos, a Confederação Nacional de Transporte (CNT) realizou uma pesquisa com motoristas de todo o Brasil no final de 2016.

Durante a pesquisa, foram entrevistados 1055 motoristas em 12 unidades da Federação de todas as regiões do país. Eles responderam perguntas sobre rotina de trabalho, tecnologia, segurança e saúde. Todas as entrevistas foram realizadas nas garagens das empresas e em terminais rodoviários.

A pesquisa revelou que 75% dos motoristas utiliza algum sistema de rastreamento com GPS em seus veículos para receberem orientações durante as viagens. Esses trabalhadores rodam, em média, 151,9 km por dia e trabalham 8,3 horas diárias e 5,9 dias por semana. Em média, a idade dos veículos utilizados nessas viagens é de 5,3 anos.

De acordo com o presidente da Fetropar, Moacir Ribas Czeck, conhecer o perfil dos trabalhadores que representa é importante para que o sindicato os atenda da melhor forma possível. “É fundamental acompanhar a categoria de perto. Tanto para verificar se as empresas cumprem os direitos trabalhistas básicos, como a jornada diária de trabalho, por exemplo, quanto para observar outras necessidades e dificuldades que os trabalhadores enfrentam no dia a dia”, afirma.

Outros dados

Cerca de 25% dos entrevistados está há mais de dez anos na mesma empresa e 75% deles afirmam estar satisfeitos com a profissão e não sentem vontade de trocar de emprego. Ao responderem o porquê de atuarem na área, 70% afirmam que gostam de dirigir ônibus urbanos e 33% relatam que essa profissão oferece um salário melhor que as outras.

Porém, a pesquisa não revelou apenas elogios dos trabalhadores a profissão. 57% dos motoristas entrevistados afirmam que a atividade é desgastante, estressante e fisicamente cansativa. Outros 36% consideram a profissão perigosa e 77% consideram as condições do pavimento das ruas e avenidas como ruim ou péssimo.

Os motoristas reivindicaram alguns cuidados básicos que poderiam tornar a profissão bem mais segura para os motoristas. 61% acham que deveria haver mais segurança policial, 33% acreditam que há necessidade de pontos de apoio ao motorista com mais conforto e estrutura e 33% são a favor de vias especiais exclusivas para ônibus.

Fonte: Fetropar