A Viação São José, em parceria com o Sindeesmat, realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre o uso de Equipamentos de ) e sobre a segurança no tráfego e no trabalho.

Na quarta-feira (22), os trabalhadores internos da empresa participaram de duas palestras sobre a importância da utilização dos EPIs, além de serem informados sobre a correta utilização, higienização e descarte dos equipamentos disponibilizados pelo empregador.

De acordo com o promotor técnico de segurança no trabalho, Uiliam Carlos de Almeida, a finalidade das palestras é tratar a segurança no ambiente de trabalho de uma forma simples e completa, informando o trabalhador sobre os deveres da empresa e do empregado quanto ao uso dos equipamentos.

O Sindeesmat participou das palestras e levou brindes para sortear entre os trabalhadores que participaram do evento. O presidente do Sindicato, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, relembrou que a realização da SIPAT é obrigatória para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA). “As palestras trataram o assunto de forma bem direta, levando informações importantes aos trabalhadores”, afirmou.

A técnica em segurança do trabalho Teresinha Machado Carbonar relatou que, durante a semana, também serão realizados exames de pressão e glicose nos empregados. “Os funcionários podem participar de todas as palestras e realizar os exames. O objetivo é levar informação sobre segurança e a própria saúde de cada um”, disse.

Emerson Luiz Dal Negro trabalha no almoxarifado da empresa e reconhece que esse tipo de evento é importante para conscientizar os funcionários. “Sempre cobro meus colegas que não usam equipamentos. Utilizo sempre e sei da importância de estar protegido no ambiente de trabalho”, afirmou.

Deveres do emprego e do empregador

As palestras mostraram aos trabalhadores todos os deveres da empresa e do funcionário, com relação aos EPIs. O empregador é obrigado a fornecer os equipamentos, além de exigir que sejam utilizados corretamente. Os equipamentos disponibilizados devem ser aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador.

O empregador também precisa substituir todos os EPIs extraviados de forma imediata, além de comunicar o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre qualquer irregularidade observada nos equipamentos.

As responsabilidades do funcionário começam com o uso obrigatório dos equipamentos, somente para a finalidade exclusiva a que se destina. Os trabalhadores também são responsáveis por guardar e conservar os EPIs utilizados diariamente.

Comunicar o empregador sobre qualquer alteração que torne o equipamento impróprio para o uso é uma das obrigações do trabalhador, mas é fundamental cobrar da empresa o fornecimento dos equipamentos corretos.

Fonte: Sindeesmat