Pesquisa mostra que trabalhadores que fazem turnos e trabalho noturno estão expostos a um risco 40% maior de desenvolver doenças cardiovasculares do que os trabalhadores diurnos. Como motoristas correspondem a este perfil, é necessário atentar às causas e aos riscos que podem vir a existir.

Condutores geralmente têm jornadas extensas de trabalho, que os levam a privação crônica de sono, dessincronizarão dos ritmos cardíacos, alterações alimentares, metabólicas e comportamentais, além do estresse.

O estresse no trabalho dos motoristas pode estar relacionado a riscos da profissão, demanda elevada, horários irregulares e aspectos sociais. Este é um fator dos mais alarmantes, uma vez que o hormônio cortisol (do estresse) tem uma elevação que é causada pela privação ou alteração do horário de sono, baixo nível do colesterol bom (HDL) e aumento do ruim (VLDL), e alto nível de triglicérides.

Além destes fatores, podem ser observadas características e hábitos preocupantes entre o grupo, como, por exemplo, a vida sedentária, os hábitos alimentares irregulares, grande número de fumantes e de hipertensos, e excesso de peso.

A obesidade é um dos principais fatores de risco e existe uma prevalência de obesos nesta categoria profissional, em torno de 28%. Na população em geral, essa proporção gira perto de 6%, segundo dados de 2006 da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em pesquisas recentes, pessoas obesas parecem ser mais vulneráveis ao estresse. Todos estes hábitos e características podem trazer risco aos trabalhadores, em uma série de doenças cardiovasculares, tais como hipertensão arterial sistêmica, hipercolesterolemia e coronariopatias.

As empresas que têm motoristas como funcionários devem realizar programas de conscientização e bem-estar a esses empregados, com atividades de apoio e cooperação com restaurantes de parada, pois é fundamental prevenir o aparecimento dos fatores de risco que podem afetar a saúde e a vida do trabalhador.

Com a regulamentação da profissão de motorista, a diminuição das longas jornadas de trabalho deveria ser utilizada para a prevenção de doenças e do estresse causado pela profissão.

Fonte: Fetropar