O compromisso com a qualidade de vida dos trabalhadores é a prioridade da diretoria do Sindeesmat. Desde quando assumiu a gestão, em 2015, novos investimentos foram realizados para que os trabalhadores possam contar, sempre que possível, com o auxílio do Sindicato.

O convênio com o Hospital e Maternidade de Pinhais é um dos exemplos do comprometimento com a saúde do trabalhador. O hospital atende várias emergências dos associados. Em maio, o filho de um dos filiados ficou internado quatro dias no local. Graças ao convênio do Sindicato com o hospital, o garoto foi atendido na hora e recebeu o tratamento para o quadro de H1N1.

Investir na saúde é um dos fatores que evidencia a responsabilidade para com os trabalhadores Com o credenciamento de novos atendimentos médicos, o associado pode ficar tranquilo. Caso necessite de algum tipo de consulta específica ou de algum exame laboratorial, ele pode consultar as clínicas conveniadas e verificar quais profissionais estão disponíveis.

No entanto, para que um Sindicato se mantenha ativo, ele necessita que os integrantes da diretoria e os membros associados estejam preparados para batalhar pelos interesses de toda a categoria. Pensando nisso, o Sindeesmat investiu nos cursos.

Um deles foi o Curso de Formação Sindical, feito em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Outro treinamento foi o Curso de Oratória, que foi realizado por meio da parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC) e oferecido com o objetivo de aprimorar a comunicação dos associados.

Na área social, o Sindicato também tem atuado em defesa do bem-estar da população. Uma das causas que o Sindeesmat abraçou foi o Outubro Rosa. Por isso, em 2016, ele organizou a 3ª caminhada contra o Câncer de Mama. Mais do que uma atividade física, essa também é uma forma de demonstrar o engajamento da entidade.

Palestras e atividades de conscientização marcaram a data, dando ênfase para a importância da troca de conhecimento entre as mulheres. Por isso, palestrantes de renome são convocados para participar dessas atividades, como a médica ginecologista e obstetra Andréia Cestari e a psicóloga Naira Amaral do Nascimento.

Sem deixar de lado o compromisso com os empregados que estão nas empresas, o Sindeesmat tem realizado visitas frequentes aos postos de trabalho da categoria. Assim é possível sanar dúvidas e mostrar qual é a dinâmica de um sindicato. Essa é uma forma de gerar aproximação e diálogo com os representados.

Foi pensando nessa identificação com a categoria que o Sindeesmat lançou, recentemente, um Sindicato móvel, com o qual irá visitar os trabalhadores nas empresas, esclarecer dúvidas, emitir guias médicas, odontológicas, filiar novos associados (as) e fazer reservas para a Sede de Praia e para a Sede Campestre.

E por falar em praia, o Sindeesmat inaugurou novas instalações na Sede de Praia, que é destinada aos sócios e aos dependentes. O sócio só precisa pagar uma taxa diária de manutenção, que cobre o custo de até seis pessoas.

Todas essas atividades demonstram o quanto os dirigentes sindicais se empenham para trazer ao trabalhador, dia após dia, qualidade de vida. Junte-se a nós você também e ajude-nos a construir um Sindeesmat de luta!

Fonte: Sindeesmat