O trabalhador também precisa cuidar da saúde para preservar a qualidade de vida. Pensando nisso, o Sindeesmat apoia a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) nas empresas. Em 28 de outubro, o Sindicato esteve presente na empresa Auto Viação Santo Antônio Ltda. e na Viação Santo Ângelo e levou, até lá, a parceria com o Acesso Saúde.

Por isso, durante a realização da SIPAT, o trabalhador aproveitou para realizar alguns exames básicos. Foi o caso do instrutor Flávio Oliveira de Magalhães. Ele fez o exame de glicemia e mediu a pressão. Aproveitou, ainda, para se pesar na balança de bioimpedância, uma balança que calcula o Índice de Massa Corporal (IMC), a idade corporal e o peso. O resultado foi positivo.

“Estou 100%. Não tenho problema nenhum. A importância de estar verificando é que, caso apareça alguma coisa, a gente possa se prevenir”, relatou o trabalhador.

A diretoria do Sindeesmat Valquiria do Rocio Rosa explicou que a parceria com o atendimento Acesso Saúde existe desde 2006. Segundo ela, levar alguns exames médicos para dentro da empresa é um benefício para o trabalhador. “Acho a iniciativa do Sindicato excelente, porque nem sempre a locomoção é viável para o trabalhador. Para ele, esse acesso é muito importante”, avaliou.

A integrante do Acesso Saúde Vanessa Freitas Risca explicou que o intuito de levar a clínica até a empresa é fazer com que os trabalhadores conheçam o atendimento. Por meio do convênio com o Sindeesmat, o trabalhador filiado ao Sindicato só irá pagar quando tiver que utilizar alguns dos benefícios.

14642452_1431381753557305_4569733302443400379_n“O exame é mais rápido, e ele pode fazer tudo por meio do Acesso. Todos os tipos de exames, como ecografia, raio-X, eletrocardiograma, estão disponíveis. Existem, ainda, as consultas para todos os especialistas. É bem mais acessível e tem até dentista”, contou.

Para quem tivesse interesse em obter dicas de saúde e nutrição, essa também foi a oportunidade. Por meio da balança de bioimpedância, o funcionário descobriu se estava acima do peso. Caso ele quisesse frequentar uma academia, recebeu indicações de suplementos para tomar.

Enquanto os trabalhadores participavam do sorteio de brindes da SIPAT, o Sindeesmat disponibilizou o atendimento móvel do Sindicato para os empregados. Ali, o funcionário podia se associar e esclarecer dúvidas ou, ainda, pedir a emissão de guias médicas. O latoeiro Derinck Perom é um dos trabalhadores que ia se associar, após saber dos benefícios do Sindicato.

14590421_1431381450224002_2440129406915847227_nPalestras e orientações marcaram a SIPAT. Conforme explicação do técnico de segurança do trabalho Luiz Fernando Cruz Junior, para decidir os temas da Semana de Prevenção, são realizadas reuniões antecipadamente. Ali, define-se as palestras, os brindes e os parceiros. No entanto, a prevenção aos acidentes de trabalho e as orientações para o cuidado com a saúde são diários.

“Sempre estamos fazendo a prevenção, conversando com o pessoal sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)”, comentou.

Fonte: Sindeesmat