O treinamento possibilita a inserção e a permanência do trabalhador no mercado de trabalho. Por isso, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), em parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC) oferece, periodicamente, cursos voltados aos trabalhadores.

Em 29 e 30 de outubro, foi a vez dos alunos finalizarem o curso de Transporte de Emergência. Ao todo, 23 alunos participaram do treinamento. Andréia Lajain Valentim Praxedes, por exemplo, foi uma das participantes. Ela avaliou que o curso foi positivo. Mesmo não atuando na área no momento, ela acredita que o curso abre as portas para outras oportunidades.

“Meu marido tem van. Na falta de oportunidade, posso estar fazendo um concurso. Como aqui tem o Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (SAMU) e a Defesa Civil, de repente abre vagas para esses locais”, destacou.

Marli Zultini Klein também participou do curso e relatou que os temas trabalhados durante as aulas são muito importantes para as atividades do dia a dia. Como os conteúdos abordados pela apostila são bem extensos, Marli explicou que será necessário retomá-los novamente, para conseguir o aperfeiçoamento.

Ela já participou de outros cursos ofertados pelo Sinttrol, como o de transporte coletivo e o de transporte escolar. Embora não trabalhe na área, ela acredita que o treinamento é uma oportunidade a mais para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

“O curso aborda muitas áreas, como a política. É um estudo bem extensivo. São várias coisas que usamos no dia a dia, independentemente de estarmos dirigindo ou não”, relatou.

O curso de Transporte de Emergência é obrigatório para quem deseja atuar com veículos do tipo ambulância e emergência. Por isso, a grade curricular do curso abrange primeiros socorros, direção defensiva, legislação de trânsito, meio ambiente e cidadania e relacionamento interpessoal. Para saber mais sobre os cursos, os interessados podem telefonar para (43) 3322-2242.

Fonte: Sinttrol