Dirigentes sindicais precisam entender qual a melhor forma de auxiliar na luta pelos direitos dos trabalhadores. Por isso, a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e o Instituto São Cristóvão (ISC) promovem o Curso de Formação de Dirigentes Sindicais.

Em 5 de agosto, foi realizada a terceira etapa do módulo básico do curso, ministrado pelo economista Cid Cordeiro e com apoio da educadora Fernanda Cirineu Pereira, desenvolvido em parceria com a Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná (NSCT-PR) e pelo Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiæ (Cepis).

A inflação do Brasil e os custos de vida foram colocados em discussão para que os representantes sindicais pudessem entender como funcionam os reajustes salariais nas empresas, que contam com o aumento da inflação e o aumento real.

O principal tema abordado neste módulo é a análise da conjuntura, para que as decisões políticas sejam tomadas de acordo com os objetivos estratégicos. Matemática e negociação sindical, saúde e segurança do trabalho e processos legislativos também foram temas tratados.

Para Cid Cordeiro, a matemática sindical está presente no cotidiano das pessoas e nas negociações coletivas e “entender a metodologia dos indicadores e como fazer o cálculo da inflação acumulada e do aumento real é fundamental para capacitar o dirigente a conseguir um bom acordo coletivo. Com isso, será possível medir se o acordo é benéfico para o trabalhador” afirma o economista.

“O objetivo do curso é capacitar o dirigente para aprender a fazer os cálculos necessários e poder repassar as respostas para a categoria e ter condições de realizar negociações” completa Cordeiro.

O suplente delegado representante do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Fabiano de Castro Neves, fez o curso pela primeira vez, e afirmou que ajudará muito os dirigentes sindicais.

“O curso traz a possibilidade de absorver um conhecimento que não seria possível fora daqui, sem falar do contato com colegas da categoria que nos ajudam a comparar os acontecimentos em várias regiões e pensar em melhores formas de solucionar as questões trabalhistas. O curso é excelente“, afirmou Neves.

 

Fonte: Fetropar