Com ampla participação, a diretoria da Fetropar realizou reunião com os sindicatos membros nesta quinta-feira (2). Logo na abertura do encontro, os dirigentes presentes realizaram uma análise de conjuntura, e debateram as agendas e as mobilizações locais que serão realizadas pelos trabalhadores, sindicatos e federação durante o mês de agosto.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) convidou a Fetropar para apresentar um painel em 10 de agosto, como parte do workshop de atualização dos juízes do Trabalho. No evento, a federação realizará apresentação sobre a atividade de transporte e quais são as suas características, bem como as complexidades que envolvem o setor no Brasil.

A análise contará com a exposição das peculiaridades na prestação de serviços de transporte, das formas de contratação e de pagamento, que variam bastante por causa da diversidade de cargas e tipos de atividade.

Com a participação da federação, o workshop vai proporcionar aos juízes mais elementos para compreensão da realidade da categoria e de suas condições de trabalho, muitas vezes precárias e marcadas pela exploração intensa do trabalhador, frequentemente obrigado a cumprir com longas jornadas, que chegam a ultrapassar as 12 horas permitidas pela legislação.

Fetropar lança Seminário Jurídico

Conforme aprovado nas últimas reuniões de diretoria, a federação vai promover um Seminário Jurídico nos dias 20 e 21 de setembro, que contará com a participação de diversos juristas renomados.

Oficinas de prática jurídica e debates sobre as novas configurações dos direitos dos trabalhadores, especialmente após a reforma trabalhista, levando em conta seus impactos no direito previdenciário, também farão parte da programação.

“Entendemos como fundamental a realização desse seminário, uma vez que muitas mudanças conjunturais severas aconteceram recentemente. Dessa forma, todas as nossas categorias aqui representadas terão acesso às novas normas, medidas combativas e agendas de mobilização”, explicou o presidente da Fetropar, João Batista da Silva.

O seminário também vai debater as ações coletivas pós Reforma, contando com orientações jurídicas para defesa da atividade sindical, além de orientações sobre medidas que têm como objetivo combater as práticas antissindicais, realizadas pelas mais variadas empresas, com a finalidade de afastar o sindicato da sua base e isolar os trabalhadores de sua representação.

Análise das contas da entidade é tema de encontro do Conselho Fiscal

Os sindicatos membros e a Fetropar também fizeram acompanhamento e debate das contas da federação e do Instituto São Cristovão (ISC). Durante a manhã desta quinta-feira (2), o Conselho Fiscal da entidade se reuniu para avaliar o balanço financeiro da entidade referente aos últimos três meses de atividade.

Mesmo diante de um cenário desafiador para o movimento sindical, a Fetropar tem seguido sua programação com firmeza, dedicando especial atenção para manter as contas equilibradas e de acordo com o planejamento financeiro aprovado nas últimas reuniões de diretoria da entidade.

Fonte: Fetropar