No dia 22 de julho, o Instituto São Cristóvão formou mais uma turma de Movimentação e Operação de Produtos Perigosos (MOPP) junto com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Francisco Beltrão (Sitrofab). Ao todo, o curso teve carga horária de 50 horas e poderá ser validado no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).

O grupo foi composto por 29 integrantes da categoria, que participaram de seis dias de capacitação no auditório do próprio sindicato. Quem compareceu pôde tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre o transporte de cargas explosivas, radioativas e inflamáveis, incluindo técnicas de manuseio e as reações que podem se originar desses componentes químicos.

As aulas também incluíram noções básicas de primeiros socorros, meio ambiente e instruções sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) nesses casos. Para tornar o curso mais acessível aos trabalhadores, os encontros foram divididos em dois fins de semana, acontecendo nas noites de sexta-feira e das 7h30 às 18h nos sábados e domingos.

De acordo com o presidente do ISC, João Batista da Silva, o formato e a dinâmica do curso são pensados em uma maneira diferenciada, voltada para o trabalhador. “Sabemos que a categoria trabalha a semana inteira e vai para esse curso de capacitação perseguindo novos objetivos. Por isso preparamos os instrutores para trabalharem o conteúdo de maneira leve e interessante, como quem sabe que está falando com trabalhadores qualificados”, explica.

Sindicato também terá curso de reciclagem no mês de agosto

Ainda neste mês o Sitrofab receberá mais uma turma organizada pelos instrutores do ISC! No fim de semana de 25 e 26 de agosto, os trabalhadores da região poderão participar do Curso de Reciclagem de Transporte Coletivo de Passageiros.

As aulas são voltadas para quem já atua como motorista profissional e, assim como no curso de MOPP, podem ser validadas no Detran-PR.

Os encontros acontecerão das 7h30 às 18h, na sede do Sitrofab, localizada na Rua Pernambuco, 111, no Centro de Francisco Beltrão. Para participar, é preciso pagar uma taxa de R$ 80,00 por aluno. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (46) 3055-1142 ou (46) 99922-1718!

Fonte: Instituto São Cristóvão