O ato unificado das sete principais centrais sindicais do Brasil, realizado no dia 1º de maio, reuniu mais de 20 mil pessoas no centro de Curitiba, na luta pela manutenção e valorização dos direitos e da democracia. A Fetropar esteve presente, representando os trabalhadores em transportes rodoviários do Paraná.

Os trabalhadores e trabalhadoras presentes mostraram resistência às reformas propostas pelo Governo Temer; exigiram a implantação de políticas públicas que beneficiem os 13 milhões de desempregados e 12 milhões de subocupados no Brasil; e manifestaram seu repúdio à prisão política do ex-presidente Lula.

O movimento foi fruto da união das centrais sindicais Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora (Intersindical), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Líderes dessas entidades conversaram com os presentes, reiterando que haverá luta contra as medidas governamentais que prejudiquem a classe trabalhadores.

O presidente da Fetropar, João Batista da Silva, afirmou que a participação da categoria foi fundamental para endossar o movimento popular de resistência às investidas do Governo Federal contra os trabalhadores. “A unidade da classe trabalhadora é a única forma de pararmos a onda de retrocessos que estamos vivendo e mantermos os direitos trabalhistas e previdenciários que conquistamos com muita luta nas últimas décadas”, defendeu.

Presença de artistas e líderes políticos

Atrações musicais comprometidas com a defesa da democracia e dos direitos populares também participaram do evento. Apresentaram-se Ana Cañas, o rapper Flávio Renegado e Beth Carvalho – que, por sua vez, cantou para os presentes um samba que escreveu para Lula. Os artistas aproveitaram o momento para pedir justiça e libertação para Lula, além de combate aos retrocessos promovidos pelo Governo Temer. A atriz Lucélia Santos também discursou no ato.

O evento também contou com a presença de lideranças políticas, como os pré-candidatos à presidência Manuela D’Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (Psol); os senadores Lindberg Farias (PT), Vanessa Graziotinn (PCdoB) e Roberto Requião (MDB); e os deputados Paulo Pimenta (PT) e Jandira Feghali (PCdoB).

Confira mais fotos aqui.

Fonte: Fetropar