O ato unificado das sete principais centrais sindicais do Brasil, realizado no dia 1º de maio, reuniu mais de 20 mil pessoas no centro de Curitiba, na luta pela manutenção dos direitos e da democracia. O Sinttrol participou representando a categoria.

Os trabalhadores e trabalhadoras presentes mostraram que estão dispostos a continuar resistindo contra as reformas do Governo Temer, criadas para roubar direitos; defenderam a necessidade de políticas públicas para acabar com o desemprego; e manifestaram seu repúdio à prisão política do ex-presidente Lula.

O ato foi construído pela Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora (Intersindical), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Para o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva, a participação da categoria foi fundamental para a capacidade de união do movimento sindical. “A unidade da classe trabalhadora é a única forma de pararmos a onda de retrocessos que estamos vivendo e mantermos os direitos trabalhistas e previdenciários que conquistamos com muita luta nas últimas décadas”, defendeu.

Presença de artistas e líderes políticos

Atrações musicais comprometidas com a defesa da democracia e dos direitos populares também participaram do evento. Apresentaram-se Ana Cañas, o rapper Flávio Renegado e Beth Carvalho – que, por sua vez, cantou para os presentes um samba que escreveu para Lula. Os artistas aproveitaram o momento para pedir justiça e libertação para Lula, além de combate aos retrocessos promovidos pelo Governo Temer. A atriz Lucélia Santos também discursou no ato.

O evento também contou com a presença de lideranças políticas, como os pré-candidatos à presidência Manuela D’Ávila (PCdoB) e Guilherme Boulos (Psol); os senadores Lindberg Farias (PT), Vanessa Graziotinn (PCdoB), Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (MDB); e os deputados Paulo Pimenta (PT) e Jandira Feghali (PCdoB).

Confira mais fotos aqui.

Fonte: Sinttrol