Na última terça-feira (3), o Sindeesmat realizou uma reunião com os delegados de base da entidade para debater as ações da campanha Outubro Rosa do Sindeesmat 2017 e também para discutir a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O presidente do sindicato, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, ressaltou a preocupação da entidade com a saúde e o bem-estar dos empregados da categoria.

“A saúde dos trabalhadores vem em primeiro lugar. Por isso, trabalhamos muito para trazer informações sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável e sobre a prevenção de doenças, como o câncer de mama. A doença tem uma incidência maior entre as mulheres e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, ressaltou o presidente.

Doenças ocupacionais

Durante o encontro, o assessor de planejamento e educação sindical do Sindeesmat, Adilton de Paula, conversou com os delegados de base sobre os perigos que um local de trabalho insalubre pode trazer para os trabalhadores.

 “Na maioria das vezes, as empresas não se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e por medo de ser mandado embora, o trabalhador dificilmente reclama de alguma situação que esteja afetando sua saúde no serviço. Por isso, buscar apoio no sindicato é fundamental para que o problema não avance, o tratamento seja iniciado e a situação dentro da empresa se resolva o mais rápido possível”, afirmou Adilton.

O assessor também falou sobre as diferenças entre Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT).

“A principal diferença está no fato de que a LER nem sempre ocorre em ambiente de trabalho, diferente do DORT, que se refere especificamente ao dia a dia profissional”, disse.

Fonte: Sindeesmat