Em 27 e 28 de março, Sindeesmat participou do Seminário Nacional: Desafios e Perspectiva da Previdência Social no Brasil, realizado pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) em parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC) para debater sobre a Reforma da Previdência e como ela afetará a vida de cada trabalhador brasileiro.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 causará retrocessos graves em direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro, dificultando o acesso da maioria dos trabalhadores à aposentadoria.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o seminário trouxe informações importantes sobre a Reforma, e que devem ser transmitidas para todos os trabalhadores da categoria. “Precisamos levar esse conhecimento para nossos filiados. Todos precisam saber como essa Reforma irá impactar na vida de cada um”, afirmou.

Palestras

Na segunda-feira (27), as palestras trataram sobre o momento político e econômico atual do país, além de discutir o Sistema de Seguridade Social brasileiro. O coordenador de educação e comunicação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Junior, apresentou dados sobre a atual crise econômica no Brasil e como ela afeta a geração de empregos no país.

Para falar sobre a seguridade social, o seminário recebeu o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Cláudio Puty. Ele lembrou que a previdência cobre 110 milhões de brasileiros, se transformando em um grande protetor das famílias no país. “Solidariedade é a palavra-chave no cenário da aposentadoria e da seguridade social como um todo. Todos precisam contribuir para a existência dos direitos sociais, os trabalhadores, as indústrias e também o governo”, disse.

Na terça-feira (28), a Previdência continuou sendo discutida entre os palestrantes e os dirigentes sindicais presentes. O diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, afirmou que a proposta do governo com a Reforma da Previdência é desmontar os direitos sociais dos brasileiros.

“A bancada sindical foi cortada pela metade, e é só por isso que essa Reforma está sendo discutida e pode ser aprovada. Perdemos força. Precisamos continuar protestando contra esse governo ilegítimo. Essa reforma não foi eleita pelas urnas, e os protestos mostram que não vamos aceitar calados a implementação dessa medida”, disse.

Para expor as principais modificações que serão causadas, caso a Reforma da Previdência seja aprovada, o seminário trouxe a professora do curso de pós-graduação em Direito Empresarial e em Direito do Trabalho Previdenciário da Univali/SC Cláudia Vilela. Ela afirma que o objetivo do governo é acabar com a aposentadoria no Brasil.

“Se essa Reforma for aprovada, a previdência será extinta no país. Não podemos deixar essa medida passar na forma que está, pois prejudica os trabalhadores de uma forma geral. O governo quer manter os trabalhadores por mais tempo no mercado de trabalho, mas não garante que haverá vagas para pessoas de mais idade agora e futuramente”, afirmou Cláudia.

Também participaram do evento o geógrafo Vladimir Milton Pomar, que trouxe dados sobre a participação dos trabalhadores nos sindicatos do Paraná, e o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Vilson Antonio Romero, que contribuiu para o debate sobre a seguridade social.

Fonte: Sindeesmat