O ano de 2016 já se iniciou com desrespeito aos direitos dos trabalhadores do transporte público coletivo de Curitiba. Com o pagamento do salário de dezembro cinco dias atrasado, em 12 de janeiro foi realizada audiência de dissídio no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) da 9ª Região.

O Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) esteve presente na audiência para defender os direitos da categoria junto ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e à Urbanização de Curitiba S. A. (Urbs).

Até o momento da audiência, apenas três empresas haviam pagado o salário integral de dezembro aos trabalhadores. Segundo o Setransp as empresas inadimplentes são as Viações Marechal, Glória, Redentor, Araucária Urbana, Tamandaré Urbana, CCD, São José Urbana e Cidade Sorriso.

Em média, apenas 55,95% do salário dos trabalhadores foi pago por estas empresas. De acordo com o Setransp, ainda faltam R$ 4,5 milhões para quitar a dívida com os trabalhadores.

Os atrasos já estão se tornando prática comum adotada pelas empresas, mesmo depois de negociações e movimentos paredistas no ano passado. O diferencial é que, dessa vez, o tratamento foi igual para todos os funcionários.

“Até pouco tempo, tínhamos uma discriminação de pagamento, com tratamento diferenciado para os funcionários de algumas empresas. Depois de muita luta do Sindeesmat, os gestores agora estão tratando todos como iguais. Agora, nossa luta é para acabar com esses atrasos, que prejudicam muito a vida do trabalhador”, afirma o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

ACORDO

A justificativa utilizada pelo Setransp para não realizar o pagamento dos trabalhadores é que as empresas não têm dinheiro em caixa. No entanto, a Urbs esclareceu que os repasses estão sendo feitos corretamente.

Para chegar a um acordo, a Urbs se propôs a fazer um repasse emergencial de R$ 3,5 milhões às empresas para quitar a dívida com os trabalhadores. O compromisso do Setransp foi de fazer o pagamento integral a todos os funcionários até 14 de janeiro, somando o repasse aos valores da arrecadação do transporte em dois dias.

 

Fonte: Sindeesmat