Outubro é o mês em que a sociedade veste a cor rosa. O movimento do Outubro Rosa ganha força a cada ano, e tem a finalidade de promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A doença não escolhe raça, cor ou religião e atinge, diariamente, 156 mulheres no Brasil. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados o diagnóstico de 57.960 novos casos até o final de 2016.
Neste ano, pela terceira vez consecutiva, o Sindeesmat vestiu a camisa do Outubro Rosa e realizou a caminhada para incentivar a prevenção da doença. O evento aconteceu em 14 de outubro e recebeu a participação de mulheres, membros da sociedade e demais integrantes da população.
Os participantes se reuniram em frente à sede do Sindicato e, de lá, marcharam em direção ao Hotel Mabu, onde foi ministrada uma palestra com a psicóloga Naira Amaral do Nascimento sobre os aspectos psicológicos e emocionais para o enfrentamento de doenças psicossomáticas para a mulher.
Durante a caminhada, as mulheres alertaram a população sobre a importância de vestir a camisa do movimento. Já no horário da palestra, a psicóloga destacou como o estresse e a rotina do mundo moderno têm contribuído para o aparecimento da doença.
Segundo ela, muitas pessoas sabem quais são os procedimentos de prevenção, mas o medo as impede de procurar o tratamento. “Além do medo, as mulheres sofrem com o preconceito, porque sabem que vão passar por toda a situação que o câncer traz”, explicou. Por isso, o apoio de amigos, familiares e entidades é fundamental.
“Poucas pessoas estão levantando as mangas e agindo. Deveria haver um comprometimento maior das entidades, e que todas se reunissem num único projeto, que seria o bem-estar das mulheres e a divulgação do tratamento”, avaliou.
Apoio
Para demonstrar a importância do apoio de familiares e amigos, Naira realizou uma dinâmica de grupo com as participantes. Após a palestra, teve participação musical, sorteio de brindes e um coffee break.
A associada Adriana Gazolla esteve presente no evento. Para ela, a divulgação da mensagem de combate ao câncer de mama é essencial para a prevenção. “Cada ensinamento, a música que cantamos, a palestra que foi dada…tudo isso é um aprendizado de vida”, avaliou. Para Clarice Batista Ramos, a palestra foi esclarecedora para que, no futuro, seja possível repassar essas informações a outras pessoas.
A advogada do Sindeesmat Lucia Maria Beloni Correa Dias também participou. Para ela, ser mulher também significa gostar de si e do próximo. Isso significa abraçar a causa em prol da prevenção, que é o que o Sindicato tem feito.
“A prevenção é a principal possibilidade que temos, hoje em dia, de fazermos com que a doença possa ser diagnosticada em estágio inicial”, considerou.
Com o objetivo de garantir a adesão maior das associadas e demais mulheres, o Sindeesmat abraçou a causa. “É o terceiro ano consecutivo que o Sindeesmat aderiu ao Outubro Rosa, no intuito de gerar uma conscientização não só para as associadas, como para a própria sociedade em geral”, considerou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.
Fonte: Sindeesmat